domingo, 26 de março de 2017

A Revolução Artesanal no Interior Gaúcho: o Rio é mesmo Grande do Sul


Wrozka Pilsen, degustada em Horizontina (RS)

Quando estou em viagem, muitas vezes a trabalho, sempre aproveito para conhecer cervejas artesanais locais. Em muitas cidades pequenas do interior, acabo surpreendido não apenas por encontrar alguma cerva local, mas também pela sua qualidade.

No final de 2014, estive no interior do Rio Grande do Sul, mais precisamente no noroeste do estado, quase divisa com a Argentina, quando acabei hospedado na pequena Horizontina, com menos de 20.000 habitantes. Sede de uma importante fábrica de máquinas agrícolas, a cidade também é conhecida por ser terra natal da Gisele Bündchen. Prova de que por lá as cervejas artesanais também estão em alta é o fato de que a faculdade local (FaHor) tem oferecido cursos específicos de brasagem, entre outros ligados ao tema.

Chope da Hettwer Bier, de Três de Maio (RS)
Sem encontrar cervejas de Horizontina, descobri algumas opções de cervejas da região justamente no restaurante do Ouro Verde, hotel em que estava hospedado .Primeiro comecei com um chope da Hettwer Bier, pequena cervejaria da cidade vizinha cidade de Três de Maio. Optei por uma pilsen, que se mostrou bem carbonatada, com espuma persistente e aparência límpida. Sua refrescância caiu muito bem diante do calor que estava fazendo.

Pesquisando, descobri que a Hettwer, inaugurada em 2013, produz 10 estilos de cervejas e faz questão de afirmar que segue a Lei de Pureza Alemã (Reinheitsgebot), ou seja, não utiliza cereais não maltados.

Depois, ainda no mesmo restaurante, descobri uma cerveja artesanal engarrafada chamada Wrozka. Trata-se de uma cervejaria da pequena cidade de Santo Antonio de Palma (menos de 2.200 habitantes), localizada a cerca de 310 km de Horizontina.

Tomei uma Pilsen que apresentava características semelhantes à Hettwer, embora com aparência um pouco menos límpida pelo fato de não ser filtrada. Sabor levemente adocicado e bem equilibrada, lembro que deixou um retrogosto bem agradável.

No rótulo, a águia do brasão da Polônia (o mesmo utilizado pela seleção polonesa de futebol). O nome, Wroska, significa "fada" em polonês. Os evidentes sinais de que se tratava de uma cervejaria artesanal feita por descendentes de poloneses contribuíram para que eu descobrisse que o município de Santo Antônio de Palma, localizado na região serrada do estado, foi fundado justamente imigrantes poloneses (além de italianos). Cerveja artesanal também é cultura.

Terminei a noite satisfeito não só pela qualidade de ambas, mas por constatar que a revolução que as  artesanais estão fazendo não se restringe aos grandes centros. Não é à toa que o Rio Grande do Sul tem se destacado em concursos de cervejas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário