quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Tô me guardando pra quando o carnaval passar

Turbinada IPA, aquecendo os motores para o carnaval

O blog da revolução cervejeira fará um pequeno intervalo, aguardando o carnaval passar, mas com novidades já engatilhadas.

A primeira delas será um relato especial sobre a oficina de cerveja artesanal prevista para ocorrer no Psicodália, festival multiculural independente ocorre durante o período de carnaval. Embora ainda não tenha vaga garantida, pretendo realizar essa oficina para verificar mais algumas dicas em relação ao processo produtivo da verdadeira cerveja artesanal, feita na panela, na sua forma mais simples. Para saber mais informação sobre essa oficina, vale a pena checar aqui: http://www.loucosporales.com.br/2016/06/a-maneira-mais-simples-de-fazer-cerveja.html

A segunda novidade refere-se à uma breve apresentação da Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses, conhecida como Acerva-PR. Estive pessoalmente na última quarta-feira (dia 22/02) em um dos eventos que a Acerva-PR organiza mensalmente, com compartilhamento de cervejas entre os seus associados. A importância dessa associação que tem como objetivo principal "aproximar e unir pessoas apaixonas pela arte da produção de cerveja nacional" (http://acervapr.com.br/a-acerva-pr) merecerá, em breve, uma atenção especial.

A terceira e última novidade refere-se a um caráter histórico em relação à produção de cerveja artesanal, em especial, àquela chamada de alta fermentação. Com base em um estudo da historiografia bem documentado, enfatizarei alguns aspectos que ajudam a entender as dificuldades que as cervejas de alta fermentação (as chamadas ales) enfrentaram nesse país no início do século XX, quando perderam espaço para a standard american lager.

Enfim, aproveitem o carnaval para conhecer novas cervejas, e aguardem que semana que vem teremos novas postagens.

Um brinde e até quarta-feira de cinzas, com nova postagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário