quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Turbinada no Pilarzinho, Curitiba

A recomendada Pilsen Turbinada, degustada na frente da Beer Store

Dentro do universo das cervejas artesanais, Curitiba tem se destacado cada vez mais. Não é à toa que no livro "As 100 Melhores Cervejas Brasileiras", do cervejeiro Maurício Beltramelli, nada menos do que 24 cervejas paranaenses aparecem entre as 100 (sendo que apenas uma dessas - Insana, de Palmas, não é feita em Curitiba ou na sua região metropolitana).

Diante desse cenário, parte do espaço virtual do presente blog será usado para desvendar o mundo das cervejas artesanais em Curitiba e região, identificando além das suas cervas, o histórico de cada cervejaria e seus os atores. Quem já está habituado a esse universo, muito provavelmente já conhece as mais famosas tais como a Bodebrown, a Way, a Klein ou ainda a Bier Hoff (talvez uma das mais antigas).

Mas gostaria de iniciar falando de uma cervejaria menos conhecida, com produção ainda em menor escala, mas que definitivamente caiu no gosto não só deste que aqui escreve, mas de todos que já a conhecem. Trata-se da Turbinada, que há poucos meses instalou sua primeira unidade (chamada Beer Store) na região entre Bom Retiro, Vista Alegre e Pilarzinho, norte de Curitiba. Para quem, como eu, mora e trabalha naquele lado da cidade e é um apaixonado pela cerveja artesanal, a abertura da Turbinada na região teve um papel estratégico, me poupando ter que cruzar a cidade para abastecer meu growler. Contando com garrafas (para levar ou tomar), copos, growlers (vidro ou inox) e outros souvenires cervejeiros, o destaque fica por conta das seis torneiras na trave que servem tanto pra encher os copos de quem quiser tomar no pequeno e aconchegante espaço, como também para encher os growlers de quem quiser levar pra casa.

Eu, que antes da inauguração dessa Beer Store tinha degustado uma garrafa da Turbinada (IPA no caso) apenas uma vez, tratei logo de me aprofundar nas suas características e posso dizer que acabei me tornando um cliente assíduo, curioso para descobrir a sua origem e aqui compartilhar.

Campagnolo e Sil junto da trave
A sua história começou, efetivamente por volta de 2012, 2013, quando um grupo de amigos decidiu fazer sua própria cerveja. Depois de passarem um tempo “namorando” um curso na Bodebrown, mas sem efetivamente fazerem, um deles, Campagnolo entrou em contato com Jacir Cavalheiro (1), o mestre cervejeiro da Bier Hoff e solicitou ajuda. Jacir topou, providenciou todo equipamento (passou a conta depois, obviamente) e agendou um domingo cedo na casa do próprio Campagnolo para fazerem a primeira cerveja artesanal do grupo, no caso uma IPA. Depois dessa primeira experiência, Campagnolo e sua turma se animaram e voltaram a fazer outras levas de cerveja artesanal no quintal de sua casa.  A produção ainda era pequena e buscava atender apenas o consumo deles mesmo.

Cartaz com os 5 amigos que iniciaram 
Com o passar do tempo, cada um foi seguindo seu rumo, mas Campagnolo resolveu seguir em frente, fazendo cursos (na Bodebrown) e ampliou gradativamente a produção. O curioso é que os outros quatro têm ascendência alemã (Lisenberg, Schimmel, Deger e Weihermann) e quem ficou tocando o projeto foi justamente o “italiano” do grupo (de quem poderia menos se esperar que virasse um produtor de cerveja). O nome surgiu de uma brincadeira entre amigos que achavam a cerveja forte, ou seja, era “turbinada”. O nome pegou e foi adotado.

Com uma produção cigana, há algum tempo a Turbinada deixou de ser produzida no quintal da casa de Campagnolo e da sua companheira Sil e inicialmente fizeram algumas brassagens na Bodebrown. Depois se transferiram para a Swamp e atualmente produzem na Swamp e na Bier Hoff.

Fiel à filosofia dos bons cervejeiros artesanais, em sua Beer Store, além de sempre terem disponíveis duas ou três torneiras com suas cervejas (uma Pilsen, uma Weiss e ainda um outro estilo), a Beer Store da Turbinada reserva as torneiras restantes para seus colegas cervejeiros da Swamp, da Bodebrown, da Ignorous entre outras.

Além de uma Pilsen, que eu diria que está entre as melhores dentre as artesanais (esse estilo que acabou sendo injustamente renegado, pagando o preço pelo fato das Standard Lagers usarem sua denominação), de uma Weizen e Blond Ale(essas quase sempre disponíveis nas torneiras), a Turbinada apresenta ainda garrafas Stout, IPA entre outras. O destaque, na minha opinião, fica por conta da Turbinada Retrô Beer Palo Santo, uma Strong ale (estilo inglês), com alto teor alcoólico (entre 8 e 12%), forte, com muita personalidade. Literalmente, uma cerveja turbinada para ser degustada gole a gole. Espetacular. 

Alguns estilos disponíveis, com o destaque Palo Santos no canto direito

Como não tem cozinha no local, a Turbinada mantém uma parceria com o Schmmel (de um dos cinco amigos cervejeiros citados anteriormente), bar alemão situado a poucos metros, que serve seus pratos para os clientes na cervejaria. 

Ah...e como som ambiente, um bom e velho rock’n roll da melhor qualidade, muitas vezes proveniente de velhos vinis na vitrola local. Tudo isso com um atendimento familiar que te deixa em casa.

Embora recente, a Turbinada vem desempenhando um importante papel na difusão da cultura cervejeira. Sem a pretensão de crescer, quer mesmo ser conhecido como a cervejaria do Pilarzinho, ao melhor estilo da campanha #bebalocal. Que essa cervejaria tenha vida longa! 

Notas: (1) A história da Bier Hoff e do seu mestre cervejeiro que influenciou a emergência de outras cervejarias merecerá uma postagem específica posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário