sábado, 20 de maio de 2017

Cervejas Artesanais também aderem ao "Fora Temer"

Cerveja Fora Temer, produzida em uma assentamento do MST [2]



No momento em que a crise política alcança temperaturas mais elevadas, percebe-se que o universo das cervejas artesanais tem reagido com bom humor, demonstrando que além de produzir boas cervejas,  representa um terreno fértil para se posicionarem politicamente também.

Muito antes dos últimos escândalos envolvendo Michel Temer virem à tona, já haviam produções de cervejas artesanais se colocando contra esse governo desde o golpe. No ano passado, logo após a sua posse, a cervejaria artesanal Latino Americana, de um assentamento rural em Centenário do Sul, no norte do Paraná, lançava a cerveja "Fora Temer". Produzida por Viviane Leal Dantas e Igão de Nadai, a "Fora Temer" com uma produção limitada a 40 litros por semana foi um sucesso imediato. Ela é produzida em 4 estilos [1]:

- American IPA, que costumam ser bastante lupulada e com notas cítricas (ou até mesmo de maracujá, dependendo do lúpulo);
- American Pale Ale, um pouco menos amarga e com menor teor alcóolico em comparação com a IPA;
- Stout: cerveja escura, mais encorpada que costuma ter sabor de maltes tostados; e
- Weiss: cerveja de trigo, com espuma densa, alta carbonatação, que costuma ser muito apreciada por bebedores iniciantes pela ausência de amargor.

A Cervejaria surgiu há dois anos quando Igão, educador, conheceu uma cerveja caseira de um amigo. Chamou um amigo colombiano e começaram a fazer juntos de brincadeira, ao som de um boa música latino-americana [2]. Infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de degustar nenhuma "Fora Temer" e receio que, agora, se eu não me agilizar, logo será tarde demais.  Na 2ª Feira Nacional de Reforma Agrária do MST realizada no início deste mês em São Paulo, as cervejas foram um imenso sucesso.


Fora Temer '"carioca" - Harmoniza com Democracia [2]
Na onda dos cervejeiros politicamente corretos e engajados, "Fora Temer" também serviu para batizar outra cerveja artesanal produzida no Rio de Janeiro pelos cervejeiros caseiros Diogo Cavalheiro (filósofo) e Luiz Assis (aposentado), lançada no final do ano passado na Cervejaria Leopoldina. no bairro Riachuelo, no Rio de Janeiro. 

Assim como aquela produzida no norte do Paraná, eu ainda não experimentei a Fora Temer carioca, mas numa próxima ida à Cidade Maravilhosa, tentarei encontra-la [3]. 

Além da Fora Temer, a cervejaria Leopoldina serviu de local para envase das cervejas feitas no I Encontro Nacional de Cervejeiras Feministas em janeiro deste ano. Isto porque a esposa do Diogo Cavalheiro da Fora Temer, Leinimar, toca um projeto de produção de cerveja entre mulheres chamado Cerveja da Mulher Guerreira - Artesanal e Feminista, constituída por 9 mulheres, muitas crianças e histórias. Uma das cervejas produzidas por elas é a Mahin, uma red ale que presta uma justa homenagem à Luísa Mahin ou Kehinde, uma mulher negra que lutou pela abolição da escravatura no Brasil no Século XIX. A cerveja da mulher guerreira. Vale a pena conhecer esse espaço e dar apoio a essa galera! Para maiores informações, visitem a página delas no facebook: https://www.facebook.com/Cerveja-da-Mulher-Guerreira-Artesanal-e-Feminista-1984215361805614/

Essa forma bem humorada de manifestação política não se restringe ao Brasil. Na Ucrânia também temos exemplo semelhante proveniente da cidade de Lviv, onde inclusive funciona um museu dedicado à cerveja.


A Pravda Beer Theatre lançou, há um tempo, uma linha de cervejas batizadas com nome de políticos mundiais que acredita serem responsáveis pela crise que se abateu também por lá. Três cervejas foram criadas [4]: 


- "Obama Hope", uma Stout que tem o ex-presidente (na época era o atual) dos EUA no rótulo, ao lado de Hommer Simpson e John McCain. Representava a esperança para mudar os rumos da Ucrânia naquela época;

Rótulo da Obama Hope
 - "Putin Huilo", uma Belgian Golden Ale cujo nome é uma expressão agressiva contra o chefe de Estado russo; e 

- "Frau Ribbentrop", uma witbier (estilo belga que leva trigo, casca de laranja e semente de coentro)m que faz piada com a chanceler alemã Angela Merkel, por suposta relação com a Rússia (Von Ribberntrop foi ministro das relações exteriores nos anos 1930 na Alemanha Nazista, acusado de crimes contra a humanidade)

Particularmente, acho injusto e exagerado comparar Ângela Merkel com um nazista. Mas isso é a perspectiva de um ucraniano e não tenho conhecimento sobre fatos que o levaram a fazer essa comparação. Mas enfim, seja na Ucrânia, seja no Brasil, vejo com bons olhos que cervejeiros se posicionem politicamente, até porque fazer cerveja artesanal por si só já é um ativismo. Que venha logo a cerveja "Foi-se Temer" ou ainda "Diretas Já!". 

Notas: 
[1] Informações e foto obtidas em http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2017/05/puro-malte-e-sem-transgenico-cerveja-fora-temer-e-sucesso-na-feira-do-mst

[2] Informações e foto obtidas em http://www.terrasemmales.com.br/sucesso-de-vendas-pela-internet-cerveja-artesanal-fora-temer-e-feita-no-parana/

[3] Informações e foto obtidas em https://www.facebook.com/pages/Cervejaria-Leopoldina/468402203336101

[3] Informações obtidas em http://www.fest.lviv.ua/en/news/126-frau-ribbentrop-vzhe-u-teatri-pyva-pravda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário