domingo, 16 de abril de 2017

Tábuas: a cervejaria artesanal no ambiente universitário de Barão Geraldo

Lenha, uma APA da Cervejaria Tábuas, degustada em Barão Geraldo


Passei grande parte da minha juventude em Campinas, mais especificamente no distrito de Barão Geraldo. Mais conhecido por sediar a Unicamp, nos anos 1980 e 90, Barão Geraldo tinha pouquíssimas opções para quem, como eu naquela época, quisesse sair à noite para encontrar amigos ou até mesmo para uma boa cerveja. Me recordo que um dos poucos bares que tinha chamava Sancho Pança, e servia cervejas comuns além de um excelente frango à passarinho. Posteriormente abriram outros espaços como o Bar do Coxinha (que existe até hoje) e o Pantannal. Mas as opçoes continuavam restritas e cerveja artesanal naquela época, nem pensar. 

Em meados dos anos 1990, coincidentemente na época em que eu me mudei de lá, o cenário começou a mudar .Primeiro foi com o surgimento da Cervejaria Universitária, talvez uma das minhas primeiras experiências com relação à cerveja artesanal, que forneciam para churrascos em barris. Hoje, duas décadas depois, há diversos bares e restaurantes para todos os gostos e necessidades. 

Foi nesse novo cenário que, quando retornei para lá há poucas semanas para visitas familiares, me deparei com uma cervejaria nova que, além de disponibilizar cervejas artesanais da melhor qualidade, ainda funciona como um centro de propagação da cultura do Growler com um espaço bem agradável de bar para beber no local. Trata-se da Cervejaria Tábuas.

Os cervejeiros Alexandre e Guilherme no Tap Room da Tábuas
Concebida por Guilherme Manganello e Alexandre Leme, dois jovens engenheiros de alimentos formados na Unicamp, a Cervejaria Tábuas teve sua origem logo após a formatura de ambos quando começaram a fazer cerveja caseira em 2012, já pensando em, algum dia, abrir a própria cervejaria.

O tempo foi passando e eles foram aprimorando a técnica de fazer cervejas. Fizeram cursos no Brasil e nos EUA, testaram mais de 300 novas receitas de cerveja caseiras até que resolveram se lançar oficialmente no mercado através da Tábuas no final de 2015.

A Cervejaria Tábuas, assim como algumas outras artesanais que conheço em Curitiba, é uma cervejaria cigana: não possui fábrica própria. Atualmente utilizam a estrutura da Cervejaria Hausen, em Araras, município perto de Campinas. O uso compartilhado de equipamento é uma forma interessante de viabilizar o negócio cervejeiro no seu início.

Os sócios cervejeiros da Tábuas optaram por investir em um espaço para distribuir suas cervejas, denominado Tap Room, inaugurado em 2016 no centro de Barão Geraldo. Felizes por retornarem para o local onde estiveram durante a faculdade, criaram um espaço que tem tudo a ver com o ambiente universitário: o tap room funciona em uma edícula muito bem decorada no final do terreno em área central de Barão Geraldo. Na trave, quando estive lá tinham duas IPAs (a Estaca e a Moita) e uma APA (Lenha), além de cervejas de outras microcervejarias paulistas. Eu aproveitei a ocasião e experimentei as três cervejas da Tábuas e saí muito satisfeito.

Agora acabaram de lançar a Seiva, uma Double Stout. Infelizmente quando estive lá ainda não tinha essa última que, pelas características do estilo (intensa, saborosa e com 7,6% de graduação alcóolica), combinará bem com o inverno, ainda que Campinas não faça muito frio como Curitiba. 

Espaço da Cervejaria Tábuas, no centro de Barão Geral
O espaço na frente do Tap Room, além de ter parte destinada a food trucks, é preenchido por carretéis de cabo de energia na função de mesas, contribuindo para o clima descolado do local. 

Além das cervejas próprias servidas nas torneiras como forma de chope, a Tábuas ainda vende acessórios da marca (copos, abridores, etc) e growlers. Eu mesmo aproveitei a ocasião para presentear meu pai com um growler de dois litros. Para quem, como ele, aprecia beber uma boa cerveja em casa e mora bem perto do local, imagino que esse presente será muito útil.

De acordo com seus sócios-cervejeiros, em breve vão contar ainda com crowlers, que são uma espécie de growler descartáveis em forma de lata de 1 litro. Aqui em Curitiba a cervejaria Way utiliza crowlers também com bastante saída. 

Enfim, aproveite a ocasião, sentei um pouco numa das mesinhas agradáveis e fiquei curtindo a boa sensação de perceber que o local em que passei a juventude agora dispõe de uma excelente alternativa de cerveja caseira. Com grande satisfação, percebi que a cervejaria Tábuas tem tudo para se consolidar cada vez mais. Assim espero....

Copo de Estaca, uma IPA deliciosa da Tábuas degustada no local






Nenhum comentário:

Postar um comentário