sábado, 15 de julho de 2017

Revolucionários artesanais: Julio Rossi e sua Volante Birra



Volante Birra [1]

Em abril desse ano, estive em um evento noturno na Sapatilha Colorida, moderna loja de calçados situada no Alto da Glória, e me deparei com uma bela kombi retrô estacionada na frente, que trouxe cervejas artesanais. Tratava-se da Volante Birra (clique aqui para mais informações)

Torneiras da Volante Birra no evento
Para dar conta da diversidade de público, havia cinco opções de estilos e marcas de cervejas artesanais distintas do Paraná:

  • Pilsen, da Nashville
  • Weiss, da Oner
  • Apa, da Insana
  • Dry Stout, da Oner; e
  • IPA (não me recordo o nome da microcervejaria).
Julio Rossim [1]


Seu proprietário é Julio Rossi, roqueiro, tricolor carioca e apaixonado por cachorros, é também um grande apreciador de cervejas. Fotógrafo e músico, ele começou a pesquisar e testar as primeiras receitas de cerveja no começo de 2015. Toda a facilidade que se tem hoje de encontrar equipamentos e insumos acabou ajudando-o a ingressar nesse meio. Fez um curso básico de produção de cerveja com extrato e ingressou de vez no meio cervejeiro.

No final de 2015, realizou um antigo sonho e adquiriu uma kombi antiga. Após 8  meses reformando-a, acabou deixando nos trinques e transformou-a na Volante Birra, um loja móvel que junta duas paixões: a cerveja artesanal e kombi antiga.A sua ideia com a Volante Birra é participar de eventos em diferentes lugares e divulgar cervejas artesanais de estilos diferenciados para um público ainda não tão familiarizado em muitos casos. Com isso, acabou se transformando em mais um personagem do mundo cervejeiro de Curitiba e região.

A Volante Birra busca equilibrar o gosto de seus cervejeiros com o do publico em geral conforme o evento, mas se tem uma cerveja que faz questão de disponibilizar é uma boa American IPA. Em algumas ocasiões, a Volante Birra já chegou a engatar cervejas de produção própria chamada Tropicália (nome muito feliz, por sinal). Tendo o cuidado de não avisar o público (para não influenciar nas opiniões) Júlio percebeu que as reações foram muito positivas. Como ele e seus parceiros gostam do ritual das panelas, isso acabou servindo como bom pretexto para juntar a galera e beber enquanto fazem diferentes variações de IPAs, ainda que a produção, por ora, se resuma a uma receita por mês.
Volante Birra em evento [1]

Nesse processo de produzir IPAs, tem uma história interessante. Após experimentar uma West Coast IPA (estilo que se caracteriza pelo uso excessivo de lúpulo em microcervejarias da costa oeste dos EUA), passou a ter como objetivo criar alguma receita que se aproximasse desse estilo. Em uma brassagem sem compromisso com um amigo, se distraíram e erraram feio a quantidade de água da receita. Mas para não desperdiçar, resolveram pagar pra ver e, depois de um tempo maturando, experimentaram e perceberam que tinha ficado muito boa, embora diferente do que se pretendia. Estudaram um pouco, fizeram testes e chegaram à conclusão que a pretensa West Coast IPA tinha se transformado uma excelente Session IPA (uma IPA mais leve, menos alcoólica e com menor amargor), cerveja da Tropicália com melhor retorno do público. Isso enfatiza um aspecto divertido do de cervejeiros caseiros: por não estarem preso a regras, é possível experimentar e errar bastante cada receita.

Júlio é um otimista em relação à revolução da cerveja artesanal em curso. Como consumidor, percebe que cada vez há maior disponibilidade de cervejas de diferentes rótulos e estilos. Abrem-se novos bares e criam-se novas cervejas de qualidade, ampliando o público interessado que cada vez mais migra das insonsas cervejas industrializadas feitas com milho para as cervejas artesanais. E como esse mercado tem-se ampliando, como distribuidor de cerveja ao melhor estilo retrô que caracteriza sua kombi, ele continua muito animado.

Que a Volante Birra continue rodando muitos quilômetros para difundir ainda mais a cultura cervejeira.


Nota [1]: as fotos dessa nota  foram obtidas na página do Facebook da Volante Birra (https://www.facebook.com/volantebirramobile/)






Nenhum comentário:

Postar um comentário